Dia 24 de janeiro é meu aniversário 😃

Sim, sou daquelas que sai anunciando e pede parabéns. Que não dá tempo de ninguém fazer surpresa, que compra o próprio presente. Adoro fazer aniversário!! Porque pensa bem, é o dia que tudo começou!

Sabe qual era o grande sonho da minha infância? Que a Xuxa falasse o meu nome depois de descer da nave. #entendedoresentenderão #mejulgue #meidentifico

Bom, nunca aconteceu, mas eu tinha na minha cabeça que quanto mais pessoas soubessem que era meu aniversário, mais chances eu tinha que ela falasse meu nome. Aí a coisa virou hábito mesmo.

Na Espanha a tradição de aniversário é meio estranha, o aniversariante paga tudo, seja uma festa, seja um almoço, seja um café. E nas empresas, mesmo existindo a lenda que o dia do aniversário é de folga, nunca vi ninguém fazer isso. Os aniversariantes levam bolinhos ou doces pro escritório e todos comemoram.

Coincidentemente sempre tive reuniões nesse dia. E uma delas foi bem interessante. Era para um dos principais hospitais públicos de Madrid, para a área de Farmácia. Um projeto desafiador e inovador, e olha só o motivo:

Pra vc entender o contexto, eu trabalhava desenvolvendo projetos de Humanização Hospitalar, ou seja, para melhorar a experiência do paciente dentro do hospital, deixar tudo mais ameno, principalmente para crianças. O meu trabalho consistia em pegar o problema que o Hospital dizia enfrentar, desenvolver o projeto, conseguir patrocínio e implementá-lo. 

Nesse caso o problema era o seguinte, vai vendo que surreal pra realidade do Brasil: os pacientes mais graves ou doentes crônicos precisam de medicação constante, que o Hospital oferece gratuitamente através do serviço de farmácia. O problema era que OS PACIENTES NÃO SEGUIAM O TRATAMENTO!! Isso mesmo, vou ser bem direta: imagina que seu filho tem câncer, e tem que tomar um remédio todo dia, aí ele reclama que não quer tomar e você simplesmente não dá o remédio. (O buraco do ser humano é muito embaixo, sério.)
Aí pra evitar esse problema, tínhamos que desenvolver um projeto que motivasse a família a seguir o tratamento administrado pelo Hospital.

O projeto era desafiador porque, além da problemática, a idade era muito variada, de 0 a 16 anos, mas que trabalharíamos de 3 a 14 anos. Fácil. #sqn

Adaptando ao contexto, chegamos a um acordo de colaboração com o zoológico de Madrid, e assim nasceu o projeto Farmaventura, que está resumido aqui.

Mas o interessante aqui é como começou esse projeto.

A primeira reunião do projeto foi bem no dia do meu aniversário, com três diretores de área e o vice-diretor de Hospital Gregorio Marañón de Madrid, lá no próprio hospital, reunião importante mesmo. 

Não tive dúvidas, passei numa padaria antes e levei um monte de docinhos pra reunião. 

Ninguém esperava, eu cheguei com um pacote na mão, coloquei na mesa, abri e me apresentei pra todo mundo: sou a Leticia, sou brasileira e me contaram que a tradição de aniversário aqui na a Espanha é trazer docinhos pro trabalho. Hj é meu aniversário e gostaria de comemorar com vcs.

Posso dizer que a intenção não foi de interesse, porque realmente eu adoro comemorar meu aniversário, mas a reunião já começou de uma maneira super descontraída e dali saiu o Farmaventura, um dos meus projetos favoritos.

Engraçado que a apresentação oficial foi um ano depois, também na época do meu aniversário. ❤

Se podemos ser nós mesmos e ao mesmo adaptarmos à cultura do novo país, dificilmente as coisas dão errado. Fui eu mesma naquele 24 de janeiro, comemorei a data mais importante pra mim com pessoas que eu nem conhecia, me adaptei à realidade da Espanha e o resultado foi incrível. Fácil? Não!! Um ano de muito trabalho, de alterações, de idas e vindas, mas o começo foi especial, e eu realmente acredito que isso fez a diferença.

Tão bom fazer a diferença né?

E se eu pudesse, gostaria de comemorar meu aniversário com todo mundo que está comigo nessa jornada, de uma forma ou outra. Fazer a diferença, nem que seja um pouquinho.

A minha forma de agradecer e comemorar com você meu aniversário, é oferecendo essa apresentação sobre adaptação que eu fiz com muito carinho para os participantes da Oficina Prática (eles sabem quem são 😍).

Quero no dia de hoje, transmitir o meu melhor, e esse é o meu humilde presente pra você. Compartilhar um pouco da minha experiência sobre adaptação, sobre o que aprendi com os europeus para chegar a resultados tão inusitados como o projeto Farmaventura e tantos outros.

Sim, o aniversário é meu, mas quem ganha o presente é você!! 😅😅😅

Clique aqui para assistir e me conte o que achou! Espero que você goste!! 

Um beijo enorme!! 😘


Leave a Reply

Your email address will not be published.