Já pensou em cruzar o Oceano Atlântico num navio?

E que essa viagem durasse um mês? E não estou falando de um cruzeiro luxuoso, não…

Uma das minhas histórias preferidas, e que já escutei várias vezes em primeira pessoa, é da viagem que minha sogra fez quando deixou Portugal para morar no Brasil. Isso foi há mais de 60 anos, ela tinha 4 anos na época. Naquele tempo o Brasil era uma terra de oportunidades.

Manuel, seu pai, foi para o Brasil um mês antes do resto da família. Viu que tinha possibilidades de prosperar, e mandou uma carta para a mulher, Alice, que viajou de navio com os 4 filhos pequenos. Amélia, minha sogra, era uma destas 4 crianças. E cada vez que ela conta como foi a viagem de navio, eu me surpreendo com algum detalhe.

Esta história me inspira porque também sou imigrante, e para mim é inevitável fazer a comparação com a minha realidade. Na primeira vez que a ouvi, eu não tinha filhos e me imaginava no lugar das crianças. Agora, que sou mãe, fico me imaginando na situação de viajar sozinha num navio com 4 filhos, e me dá pânico!! 😂😂😂

Resumindo, esta é uma história que me marcou. Pelas coincidências e pela conexão com a minha vida.

É da nossa natureza contar e ouvir histórias. Histórias ficam marcadas na nossa memória.

Então, quando surja esse grande momento de conhecer alguém no seu novo país, tenha na manga uma boa história pra contar, sua e de ninguém mais. Observe… É uma entrevista de trabalho? Qual o histórico daquela empresa? Só o fato de contar  que você “largou tudo e saiu do Brasil” já é um começo incrível. Busque alguma coisa que identifique o seu passado com aquela situação, e conte!

➡ Se você me conhecesse pessoalmente hoje, que história contaria da sua vida? Conte por aqui, deixando seu comentário abaixo! Prometo também contar alguma história minha que esteja relacionada. Tenho certeza que haverá… Você vai ver que, repetindo esse “exercício” várias vezes, já sai quase automático, e você vai estabelecer conexões verdadeiras, que realmente fazem a diferença. 😉

Bjs


Leave a Reply

Your email address will not be published.